O mundo e o ambiente de negócios estão evoluindo com rapidez jamais vista. É preciso que se perceba a tempo que mudanças pontuais frequentemente não são suficientes. É necessário que a organização invista em transformações em sua forma de executar seus processos.
Nós somos especialistas em captar dados e informações difusos e transformar este conjunto massivo de dados em novos drives que irão orientar o (re)design de seus processos internos, desde a forma como você produz, sejam produtos físicos, softwares, dados, informações ou serviços dos mais variados, até etapas que estão fora de seus limites operacionais tradicionais.
Esta abordagem holística, que chamamos de (RE)DESIGN DE OPERAÇÕES, irá liberar um enorme potencial competitivo de sua empresa frente aos demais concorrentes, ou mesmo a forças externas que impactem negativamente na sua estratégia de negócios.
Conheça mais sobre como podemos ajudar sua empresa e entender melhor e prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais complexo.
A curto prazo um projeto de (Re)Design de Operações pode trazer vários resultados e impactos palpáveis.
A identificação de gargalos nas operações ou processos pode requerer soluções definitivas que dependem de realocamento de recursos, mas também podem gerar melhorias imediatas por soluções provisórias.
Há também casos de gargalos com soluções incrivelmente simples e não onerosas, o que traz um benefício imediato ao resultado do processo.
Um projeto de (Re)Design de Operações traz benefícios excepcionais a longo prazo. O mais óbvio é o resultado. Ou seja, um processo redesenhado implica em um ganho inteligente de produtividade, o que resulta em ganhos de lucratividade, ou de capacidade de produção e vendas, para citar os mais comuns.
Além disto introduz uma cultura de gestão de mudança que permeia pela empresa e abre caminho para melhorias contínuas e inovações que elevarão a vantagem competitiva do negócio.
O ritmo acelerado das mudanças no mercado, nas relações com clientes, ambiente e mesmo com o planeta, exige uma abordagem proativa e adaptável para garantir não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento sustentável das organizações. As transformações no ambiente de negócios são frequentemente disruptivas e imprevisíveis, exigindo que as empresas estejam continuamente atentas e prontas para evoluir.
Reconhecer que ajustes pontuais muitas vezes não são suficientes é crucial para qualquer empresa que busque se destacar e prosperar em um mercado competitivo e em constante transformação. A agilidade e a capacidade de realizar mudanças significativas nos processos internos são fundamentais para a adaptação às demandas emergentes do mercado, à evolução tecnológica e às expectativas dos consumidores.
Independentemente do seu objetivo, seja ampliar sua capacidade de produção com a mesma infraestrutura ou manter sua capacidade, porém com custo reduzido, a capacidade de realizar mudanças ditará sua competitividade presente e futura.
Como especialistas, nós da Inovaplan compreendemos a importância de captar inputs de diversas origens. Esses inputs podem incluir insights do mercado atual, tendências futuras, mudanças na legislação, dinâmicas econômicas e políticas, evoluções tecnológicas e as transformações sociais que moldam os valores e as expectativas da sociedade e em particular dos clientes de uma organização.
Utilizando a expertise em análise de dados, transformamos essa diversidade de informações em estratégias concretas para o (RE)DESIGN DE OPERAÇÕES nos processos internos das empresas. Essas transformações vão desde a reestruturação da produção de bens tangíveis até a inovação em serviços, adaptando-se às demandas emergentes do mercado e antecipando necessidades futuras.
Na Inovaplan, frequentemente a co-criação desempenha um papel chave durante os projetos de redesign de operações. Usamos metodologias sólidas e com alto grau de assertividade para buscar saltos de produtividade que gerem impacto de valor para nossos clientes.
Nossa abordagem se baseia em uma visão abrangente e integrada, que considera não apenas os dados imediatos, mas também o contexto amplo no qual a empresa está inserida. Isso permite que o (re)design operacional seja holístico, alinhado não somente com as demandas atuais, mas também com as tendências futuras. Esta visão do todo torna a Gestão de Produtividade eficaz, de forma a desvendar cada gargalo na operação e identificar os pontos relevantes de ganho de produtividade que realmente impactem no resultado final.
Portanto, o papel do DESIGN é fundamental porque considera substancialmente o papel do ser humano, com todas as suas virtudes e limitações, no output real de uma mudança de processos. Assim a Inovaplan garante a máxima otimização na gestão dos recursos disponíveis que influem na produtividade.
Para empresas de pequeno e médio porte, a produtividade desempenha um papel crucial no crescimento sustentável. A capacidade de otimizar recursos, processos e tempo é fundamental para competir eficazmente no mercado, direcionando recursos muitas vezes escassos para o correto investimento em estratégias de aprimoramento da produtividade. Este pode ser um diferencial significativo para essas empresas, permitindo-lhes fazer mais com menos recursos e aumentar sua vantagem competitiva.
Em um cenário de negócios cada vez mais complexo, é fundamental que as empresas estejam equipadas com as ferramentas e estratégias necessárias para prosperar. Oferecemos o suporte necessário para que sua empresa ganhe em produtividade evitando assim investimentos muitas vezes desnecessários e ineficazes, além de proporcionar uma geração de caixa superior e ampliar sua capacidade de investimento em ativos que realmente importam para o seu negócio.
Identificação e mapeamento dos processos internos foco do projeto.
Análise de gargalos, ineficiências, recursos alocados, conceitos e métodos.
Workshops ou reuniões cross-function são ferramentas utilizadas para o (re)design de processos internos. Ferramentas como pequenas bios internas, estímulo a co-criação e prototipagem são utilizadas para reorganização destes processos.
Metas dos processos internos devem ser estabelecidas, sempre baseadas na estratégia principal do negócio. Estes objetivos devem obrigatoriamente estar totalmente alinhados aos objetivos maiores da empresa.
O processo redesenhado é implementado em um ambiente controlado ou piloto.
O funcionamento deste novo processo é observado na prática.
São realizados ajustes com base nos resultados e observações de uma equipe multi-disciplinar.
É elaborado um plano detalhado para a implementação completa do novo processo.
Identificação de recursos necessários, cronogramas, responsabilidades e marcos importantes.
Treinamento e capacitação das pessoas que operam o processo.
Comunicação eficaz das mudanças, dos resultados esperados, dos papéis e responsabilidades de todos.
Implementação de métricas de monitoramento e metas desdobradas da meta principal do processo.
As métricas estabelecidas através de KPIs deverão ser avaliados continuamente e, eventualmente determinar algum ajuste adicional no Redesign da Operação, aprimoramento da eficiência ou da eficácia.
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