Aqui você encontra os projetos de destaque da Consultoria Inovaplan, com empresas de pequeno, médio e também de grande portes. Não importa o tamanho da sua empresa ou do seu sonho, nós temos uma abordagem específica para cada caso. Atualmente podemos afirmar que estamos muito focados em fornecer consultoria a pequenas e médias empresas que busquem se estruturar de forma ainda mais profissional e competitiva, que precisem de definições sobre estratégia, posicionamento, relacionamento com seus clientes ou que percebam que há um potencial oculto para crescimento de market share, lucratividade ou um gerenciamento de custos inteligente. Veja a seguir alguns cases.
A Imesa S.p.A., indústria da província de Ancona, na Itália, fabricante de equipamentos elétricos como painéis elétricos industriais, equipamentos para geração, dentre outros, contratou a Inovaplan para um estudo aprofundado de setores estratégicos, para dimensionar o nível de competitividade, quais os principais players, e qual a melhor estratégia para iniciar as operações no mercado brasileiro.
O planejamento estratégico e o plano de negócios desta operação foram elaborados. O projeto identificou setores prioritários para atuação. Com base em uma oferta de valor originada em objetivos estratégicos e drivers de crescimento, desenhamos a rede completa de serviços de assistência técnica e desenvolvimento de produtos, engenharia de aplicação, modelo de operação e estrutura organizacional, além de projeção de investimentos necessários em escritórios de vendas, fábricas e sistemas integrados. Para suportar o processo de decisão de vir para o mercado brasileiro, o estudo criou alternativas estratégicas que se refletiram em geração de caixa (EBITDA) para um horizonte de 5 anos.
O levantamento e organização das informações de mercado promoveu uma base racional para a decisão sobre a forma de atuar em cada segmento, os investimentos necessários para o conjunto de ofertas de valor criadas visando uma determinada participação no mercado, em especial para as atividades relacionadas aos setores de Geração, Infraestrutura e Indústrias, como Óleo e Gás, Siderúrgico, Naval, Química e Petroquímica, Celulose, Hidrelétricas, Eólicas, Aeroportos, Metrôs, etc,.
A Inovaplan ajudou a BR Distribuidora a aprimorar a gestão do negócio de venda de combustíveis.
As habilidades de liderança dos empreendedores são em boa parte responsáveis pela otimização dos resultados dos postos de serviços. A BR identificou a necessidade de aperfeiçoamento das competências de gestão de negócios e de liderança para que sua rede de distribuição melhorasse significativamente sua competitividade em um mercado volátil e com práticas agressivas.
O treinamento de liderança nivelou os conhecimentos e as competências necessárias dos líderes destes negócios, fortalecendo sua presença no mercado.
A Vanguard Design, um dos mais conceituados escritórios de design de produtos no Brasil procurou a Inovaplan para um projeto de criação de uma nova estratégia de atuação e reestruturação de sua operação.
A avaliação de segmentos com características comuns resultou na descoberta de grandes oportunidades em um perfil de empresas que inicialmente não costumam contratar escritórios de design para projetos de evolução ou criação de produtos. Para explorar estas oportunidades que não são triviais, foi necessário investigar-se uma série de atributos do negócio e analisar quais os mais críticos para esta massa de potenciais clientes, verificando-se assim de que forma a Vanguard poderia estar melhor alinhada às necessidades deste mercado.
Estratégia de Serviços para Expansão em Novos Mercados
O Studio-Olea é um escritório de design de produto e design gráfico. Com uma série de prêmios e trabalhos para empresas de diversos setores, é uma empresa que adquiriu reputação pela grande proximidade que tem com seus clientes, sendo em alguns casos esta interação tão forte que chegam a sugerir novos produtos ou projetos para algumas empresas.
A Studio-Olea projetou produtos que são vendidos em vários países de todos os continentes, e se tornaram importantes alavancadores de volumes de seus clientes.
A Inovaplan foi procurada com o objetivo de identificar-se uma estratégia balanceada para adequação do mix de receitas e de projetos que viabilizasse a expansão do Studio-Olea no médio e longo prazos.
Algumas perguntas foram formuladas para direcionar o projeto:
O projeto determinou então os gaps de conceito e operação que poderiam posicionar o Studio-Olea mais confortavelmente perante os setores prioritários.
A forma de relacionamento com grandes clientes foi considerado um ponto de absoluta excelência e qualificado de forma a solidificar-se como um modelo de negócio próprio e uma característica de difícil imitação por seus concorrentes.
Novos formas de interação com os clientes foram conceituadas para servirem de base para o relacionamento do Studio-Olea com o mercado e para a construção de plataformas tecnológicas que suportem esta relação com os clientes.
Tudo isto faz com que o Studio-Olea possa direcionar melhor sua energia para os pontos mais relevantes das demandas dos clientes, e acelerar seu crescimento e sucesso em um mercado cada vez mais desenvolvido no Brasil.
Marketing de Serviço e Experiência do Cliente
(Projeto #2)
A BR Distribuidora em seu Programa Integrado de Marketing iniciou um ciclo de capacitação de seus revendedores em conceitos relacionados ao marketing de serviços.
Não é segredo que os revendedores de combustível estão em um mercado extremamente competitivo. A BR Distribuidora disponibiliza ferramentas de marketing integrado para que seus parceiros apresentem fatores que os diferenciam no mercado, como programas de fidelidade dos clientes e programas de incentivo aos funcionários dos revendedores. Entretanto, uma das melhores formas de se compreender a amplitude destas ferramentas e de se determinar uma estratégia adequada para sua correta implementação é entender melhor o conceito de experiência do cliente e a partir deste foco, dar ao revendedor condições para aprimorar seus serviços com uma visão centrada em experiências.
O objetivo do treinamento é provocar o revendedor a investir nesta aproximação com os clientes, fugindo de uma abordagem puramente funcional de atendimento dos postos de serviços para buscar formas de posicionamento que exploram também expectativas emocionais dos clientes.
Criação de Times de Alta Performance (Projeto #2)
Neste novo desafio proposto para a Inovaplan, a Vanguard viu a necessidade de inovar a forma de gerenciamento de seus projetos.
Conceitos de liderança associados com tecnologias de gestão de projetos podem trazer resultados surpreendentes para o dia-a-dia de uma empresa cujo produto principal é justamente a entrega de projetos aos clientes. A análise detalhada de cada etapa, desde a exata compreensão das demandas dos clientes, passando pelo fundamental briefing de projeto com a equipe, pesquisa conceitual, criação e desenvolvimento, até modelagem e entrega para o cliente, permite que se identifique as etapas críticas e que se definam novos parâmetros e formas de atuação.
Com base nestas informações pode-se redefinir a matriz de responsabilidades dos projetos, quais os milestones principais, o papel da liderança e do time como um todo. O que difere uma agência de design das demais em última análise é a sua capacidade de originar e evoluir novas ideias, que se encaixem nas necessidades do cliente e principalmente do mercado que este atende.
Assim, todo o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de melhorar significativamente o desempenho da empresa em seu core business, ou seja, priorizando a qualidade do processo de criação, tanto como explosão criativa como seu controle ou limites. A correta gestão destas variáveis em uma empresa que entrega criatividade é o que introduz o elemento de produtividade, que faz com que além de se destacar por seu potencial criativo, a empresa se destaque também pelos seus resultados.
Business Plan Completo Fase Startup
A Marcanti é uma empresa de componentes plásticos para fixação de telhas de PVC, localizada em Camaçari, no estado da Bahia.
Foi realizado um trabalho para simulação de condições de mercado e o impacto em seu resultado, em um horizonte de 5 anos, acompanhado de análise de viabilidade do negócio mediante investimentos realizados.
A ferramenta criada possibilitou à Marcanti uma forma fácil e direta de análise de sensibilidade com cenários de mercado, o que favoreceu seu processo de tomada de decisão.
Dentre os relatórios gerados, destacam-se:
• DRE – demonstrativo de resultado
• Fluxo de caixa
• Balanço patrimonial
• EBITDA – geração de caixa
• Quadro de pessoal e estrutura organizacional
• Relatório de despesas
• TIR – taxa interna de retorno
Esta análise contribuiu para que os limites operacionais da empresa fossem examinados criticamente e para que houvesse uma maior segurança na condução do processo de investimentos para atuação no mercado.
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