A Consultoria Empresarial Inovaplan nasceu em 2012, a partir da paixão por compartilhar conhecimentos e hoje atuamos especialmente ajudando clientes a superarem desafios ligados a três eixos fundamentais para o sucesso de qualquer empresa: ESTRATÉGIA, CUSTOS E SERVIÇOS.
Nossa expertise foi forjada na atuação em vários projetos em grandes empresas, em parceria com top players globais de consultoria, e também em projetos em empresas de pequeno e médio portes (PMEs) que enfrentavam enormes desafios inerentes ao empreendedorismo.
O que nos faz continuar sempre trilhando os desafios intrínsecos da consultoria é a constatação de que nossos clientes evoluíram muito durante e após nossa passagem. Alguns inclusive nos contrataram para um segundo projeto. E uma vez um projeto executado, estamos sempre abertos a ter uma conversa com nossos clientes, independentemente de um novo contrato, porque acreditamos que o nosso sucesso só acontece com o seu sucesso.
Aqui acreditamos no poder da inovação, da busca pelo novo para trilhar o caminho dos melhores resultados.
Os resultados decorrentes da ação de nossos projetos precisam ser recorrentes, sustentáveis e fortalecer sua empresa.
Nossos projetos provocam questionamentos e aprendizados através de toda a sua organização, tornando-a mais preparada para novos desafios que virão.
Mesmo após o término dos projetos, fazemos o acompanhamento por até 2 anos, em reuniões semestrais ou em calls a qualquer momento que for necessário, sem custo de honorários adicional. O nosso sucesso só acontece com o seu sucesso, e levamos isto muito a sério.
Esta reunião é importante porque é onde se irá entender o histórico da empresa, seu modelo de negócios, o mercado em que está inserida, resultados, seus recursos humanos, ou seja, como a organização está estruturada em termos de recursos e operações. Também será detalhado o que se espera do projeto de consultoria empresarial. A depender da abrangência um projeto pode incluir um ou mais núcleos de conhecimento dentro dos elementos Estratégia, Marketing de Serviços ou Gestão de Custos. Quando requerido pelo cliente um termo de confidencialidade pode ser assinado nesta fase.
A definição de escopo é a fase seguinte, fruto de um diagnóstico preciso, elaborado juntamente com o cliente, a partir de todas as percepções e insights da reunião inicial, das características do negócio do cliente, de nosso expertise de mercado, tendências, cenários estratégicos e de metodologias, e do desafio apresentado pelo cliente. Um desenho deste escopo será apresentado com os outputs esperados, ou seja, daquilo que será abordado pelo projeto, quais os resultados esperados, quais os recursos, nível de dados ou informações necessários, qual o time frame e a metodologia, um preliminar sobre se haverá necessidade de investimento ou se a maior parte do desafio se resolve com reorganização com investimento irrelevante. Sendo aprovado, será a base para o modelo de contrato de consultoria.
Dependendo do tipo e da envergadura da operação do cliente, podem ser necessárias uma ou algumas reuniões para iniciar o projeto. Estas reuniões serão preparadas com o objetivo de comunicar claramente o escopo do projeto, equipes envolvidas, time frame, rotina de trabalho, quais os sprints intermediários esperados, quais os resultados esperados, enfim, todas as informações necessárias para o perfeito alinhamento das pessoas e dos recursos para que o projeto seja executado de forma eficiente e seja bem documentado.
Esta é a fase de produção de fato. Há projetos em que as equipes do cliente são envolvidas em reuniões pontuais para levantamento de informações ou como dizemos, organização do conhecimento tácito disponível. Há casos em que são necessárias reuniões mais frequentes, ou mesmo casos em que equipes inteiras do cliente, com participação de nossos consultores ficam imersas por algumas horas para se atingir um objetivo do projeto. Podem também haver etapas em que nossos consultores irão ao mercado, ou visitar clientes para um entendimento mais profundo de realidades de mercado para que surjam a partir daí abordagens mais concretas e realistas de mudanças ou inovações. A consultoria empresarial também pode acontecer em boa parte do tempo de forma remota, em geral pela distância das operações dos clientes, ou mesmo porque há casos em que simplesmente são mais produtivas. Existem partes do projeto que também são de imersão completa dentro da Inovaplan, como para pesquisas de mercado ou de tendências futuras, que serão corroboradas ou aperfeiçoadas com reuniões posteriores com o cliente. Enfim, cada projeto tem uma abordagem e nós procuramos interferir o mínimo possível na operação de nossos clientes, ainda que com o objetivo de explorar ao máximo suas potencialidades.
Aqui chegamos na fase de realidade absoluta. Evidentemente durante o projeto há sempre uma avaliação de aplicação das definições do projeto no cenário real, porém quase sempre são necessários ajustes pontuais. A Consultoria Empresarial Inovaplan sempre se envolve e acompanha de perto a fase de implementação, de forma a garantir que os outputs do projetos irão na direção estratégica determinada durante o projeto. Há também casos de projetos em que o output principal é uma decisão do tipo GO/NO-GO, que eventualmente será tomada em um futuro qualquer, o que impede o acompanhamento imediato. Mas ainda assim estaremos presentes quando for necessário.
Após a fase de implementação é necessário se acompanhar os resultados que serão obtidos para se aferir se estão em pleno alinhamento com aqueles esperados pelo projeto. Eventuais ajustes ou correções podem ser necessárias e nós sempre procuramos estar presentes, mesmo que remotamente, nestas avaliações, que são cruciais para o sucesso do projeto. Avaliações podem ser feitas por indicadores, entrevistas de profundidade, análise estatística, resultados financeiros, etc. Em geral são determinadas durante a fase de escopo ou inicial do projeto.
Após a fase de implementação é necessário se acompanhar os resultados que serão obtidos para se aferir se estão em pleno alinhamento com aqueles esperados pelo projeto. Eventuais ajustes ou correções podem ser necessárias e nós sempre procuramos estar presentes, mesmo que remotamente, nestas avaliações, que são cruciais para o sucesso do projeto. Avaliações podem ser feitas por indicadores, entrevistas de profundidade, análise estatística, resultados financeiros, etc. Em geral são determinadas durante a fase de escopo ou inicial do projeto.
Normalmente a reunião de Avaliação Final é realizada 6 meses após a Reunião de Fechamento do projeto. Esta reunião é recomendada para uma visão mais ampla, agora já com números mais consistentes relativos a um período maior de tempo, que serve para chancelar todas as mudanças efetivadas durante a fase de projeto, para confirmar os outputs esperados e, eventualmente para alinhar alguns ajustes caso tenha havido alguma mudança no cenário externo ou algum outro imprevisto. Não há custo de honorários de consultoria adicional, porque entendemos que o nosso sucesso vem com o sucesso do cliente. Além disto, durante um prazo de 2 anos, que em nossa experiência consideramos mais que suficiente, estamos abertos a conversar com nossos clientes sobre qualquer dúvida ou informação relevante que esteja vinculada ao escopo do projeto e que seja importante para continuar garantindo o sucesso desejado.
Acreditamos que nossos principais núcleos de conhecimento são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, e por isto estamos focados em oferecer as melhores práticas, com maiores impactos em seus resultados.
O "Norte" de sua empresa de forma factível e pragmática, e tudo o que você precisa organizar e implementar para chegar lá.
A experiência de seus clientes/usuários e como ela se conecta com todos os seus objetivos estratégicos.
Seus custos contribuindo para elevar sua lucratividade e capacidade de investimento.
Em nossos projetos são descartadas abordagens consideradas cosméticas, que não provoquem grande impacto nos drives estratégicos que sua empresa adota. Investimos energia apenas naquilo que trará os melhores resultados e, de preferência, mais rapidamente.
Contamos com uma rede de consultores associados que atuam sob demanda, e um consultor executivo, fundador da Inovaplan.
Administrador com especializações em Qualidade, Design de Serviços, Logística e MBA, e passagens por empresas como 3M e Votorantim, onde atuou como Diretor e participou de projetos junto a renomadas consultorias internacionais como AT Kearney, McKinsey, Deloitte, Accenture e Bain & Company.
Formado em Engenharia Química, e Master Degree em Otimização Industrial com apoio da Haldor Topsoe Catalisadores sediada em Lyngby, Dinamarca.
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